O futuro da IoT depende da conectividade da nuvem - LalunaCorp

Os telefones podem ter sido os primeiros dispositivos a se tornarem “inteligentes”, mas a Internet das Coisas (IoT) visa elevar quase todos os objetos ao nosso redor para esse status. Quando conectamos objetos à Internet, as possibilidades são praticamente infinitas. Podemos operá-los remotamente a partir de computadores ou telefones, verificar seu status para garantir que estejam funcionando corretamente ou até otimizá-los para aumentar a eficiência e reduzir os custos operacionais.

O potencial da Internet das Coisas está crescendo rapidamente. Até 2020, espera-se que se torne uma indústria de US $ 9 trilhões – crescendo de apenas US $ 3 trilhões em 2014. Do Fitbits, ao Amazon Echo e ao Google Home, a uma torradeira que informará o tempo, os dispositivos de IoT estão se tornando mais difundidos do que nunca.

Um dos fatores contribuintes mais importantes para o sucesso contínuo da IoT é a prevalência da nuvem. Os aplicativos de IoT dependem da nuvem e de seus inúmeros benefícios, descritos abaixo:

1 – Desdobramento, desenvolvimento

Não demorará muito até que quase todos os dispositivos sejam inteligentes – a casa inteligente conectada à IoT terá termostatos, luzes inteligentes, aparelhos inteligentes e até aspersores inteligentes. Todos esses e muitos outros dispositivos exigem poder de processamento adicional, e a nuvem facilita para os desenvolvedores implantar esses processos.

2 – Análise detalhada

A IoT tem tudo a ver com dados, e as possibilidades de análise de dados oferecidas pela nuvem ajudarão os desenvolvedores a entender como esses dispositivos estão executando suas várias funções. Também será útil para o consumidor, que poderá se manter informado sobre o status operacional de vários dispositivos. Os dados foram chamados de “novo petróleo”, e os negócios no espaço de dados e análises estão correndo para tirar proveito das oportunidades ricas de mineração de dados apresentadas pelo ambiente de IoT.

3 – Acessibilidade

A infraestrutura em nuvem fornece um ambiente incrivelmente acessível, onde os desenvolvedores que não são apoiados por enormes orçamentos corporativos ainda podem criar novos dispositivos inovadores que aproveitam a conectividade da Internet das Coisas. Sem a oportunidade “plug and play” fornecida pela nuvem, esses talentosos desenvolvedores teriam muito mais dificuldade em transformar suas visões em realidade.

4 – Segurança

Muitos dispositivos de IoT têm enfrentado problemas de segurança, e não é de admirar que os consumidores não tenham exatamente o hábito de manter o software de sua geladeira atualizado. Felizmente, a conectividade na nuvem pode ajudar a minimizar os riscos de segurança. Para dispositivos com a mesma infraestrutura de back-end e APIs, as atualizações de segurança podem ser baixadas da nuvem quase instantaneamente. Além disso, esses dispositivos podem até avisar uns aos outros sobre possíveis riscos à segurança.

5 – Comunicação entre dispositivos

Os dispositivos de IoT têm muitas informações úteis para compartilhar com os consumidores, mas se tornam ainda mais eficazes quando compartilham informações entre si. Imagine seu termostato inteligente informando às persianas inteligentes quando desligar a luz, economizando no custo de resfriamento de sua casa no calor do verão. A nuvem facilita a comunicação entre esses dispositivos, à medida que as interfaces se tornam simplificadas e fáceis de usar.

As tecnologias de IoT estão mudando o jogo, mas também estão colocando em desvantagem aqueles que dependem de infra-estruturas herdadas. Estamos trabalhando em vários projetos de modernização para empresas que buscam adotar a nuvem, a fim de experimentar uma conectividade aprimorada com dispositivos de IoT.

Encorajo os líderes de TI e de negócios a aprender o máximo possível sobre a nuvem híbrida e a planejar um futuro com a IoT onipresente. Você não pode pressionar um botão e transformar imediatamente a arquitetura de toda uma organização – levará tempo para planejar, mas uma abordagem híbrida permitirá que você estabeleça a combinação certa de opções de hospedagem de aplicativos.

Uma palavra de alerta, porém, sem a confiabilidade e o poder de processamento dos desenvolvedores de nuvem em suas organizações, será difícil acompanhar a revolução da IoT em andamento.

by Vinícius Nascimento

Vinícius Nascimento é Diretor de TI da Laluna, com experiência como cientista da computação em empresas do segmento da saúde, telecom e financeiro.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

LALUNACORPEscritório
Coloque sua TI de volta aos trilhos. E então você pode voltar aos negócios!
NOSSOS ESCRITÓRIOSOnde nos encontrar?
https://s3.amazonaws.com/ws-lcorp/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
FALE CONOSCORedes sociais
Acompanhe-nos através das redes sociais! Fique por dentro das novidades do mundo tecnológico.
LALUNACORPEscritório
Coloque sua TI de volta aos trilhos. E então você pode voltar aos negócios!
NOSSOS ESCRITÓRIOSOnde nos encontrar?
https://s3.amazonaws.com/ws-lcorp/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
FALE CONOSCORedes Sociais
Acompanhe-nos através das redes sociais! Fique por dentro das novidades do mundo tecnológico.

Copyright by LalunaCorp. Todos os direitos reservados.

Copyright by LalunaCorp. Todos os direitos reservados.