Você está trabalhando totalmente remoto. Só agora? - LalunaCorp

Como muitas empresas, uma grande porcentagem da força de trabalho da Laluna Corp agora está trabalhando totalmente remota. Grande parte da cultura Laluna é a interação humana que celebra as diversas origens, nacionalidades e experiências de vida de nossos funcionários – e agora, com tudo virtualizado, estamos descobrindo novas maneiras de conectar e garantir que todos os funcionários da Laluna Corp permaneçam saudáveis, feliz e produtivo.

Distinguir entre o modo de trabalho e o modo de casa

Uma das maiores vantagens de trabalhar em casa é mover-se lentamente da cama para o sofá apenas cinco minutos antes de começar – mas esse também pode ser o seu maior desafio. Não se esqueça de que você está lá para trabalhar – então prepare-se da maneira certa. Vista-se e escove os dentes no início do dia, em vez de ficar de pijama por 8 horas. Além disso, só porque você está trabalhando em casa não significa que ninguém do escritório irá vê-lo. Estamos em 2020 e estamos prestes a ter muitas videoconferências!

Designar horas de trabalho e um espaço de trabalho

Tente criar um espaço de trabalho fisicamente separado em sua casa. Seu espaço de trabalho não precisa ser seu próprio quarto, mas deve parecer o mais separado possível do resto da sua casa. “Entrar” no seu espaço de trabalho o ajudará a “ativar” no início do dia e voltará ao trabalho, enquanto sair do seu espaço de trabalho o ajudará a “desativar” no final do dia e o desengate total. E, ao designar e separar seu espaço de trabalho físico, você deve ter clareza sobre o horário de trabalho e o horário de folga.

Tenha conquistas realistas

Um dia aberto e amplo trabalhando em casa pode parecer cheio de possibilidades – portanto, não caia na armadilha de ser ambicioso demais. Seja realista com sua produtividade. Ajuda a escolher de três a cinco coisas a fazer e tem como objetivo finalizar a maioria delas antes do almoço. À medida que diminuímos a velocidade no meio da tarde, ter metas e uma lista para trabalhar dá a você o momento necessário para se alimentar durante o dia.

Divida o seu trabalho

No escritório, seu dia é interrompido com frequência – mas quando você está em casa sozinho, sem interações cara a cara, pode ser fácil trabalhar por períodos longos e sem interrupções. Por outro lado, um dia em casa pode ser muito desestruturado. Para ser produtivo, tente estruturar o seu dia. Por exemplo, trabalhar em pedaços de 45 a 60 minutos de trabalho focado seguido de uma pequena pausa pode ser uma maneira eficaz de interromper o dia e manter os níveis de concentração.

Comunicar constantemente

A chave para o trabalho remoto é a comunicação, especialmente com seu gerente e colegas diretos. Elabore um plano que estabeleça as expectativas de quantas vezes você deve fazer check-in e como transmitirá alterações ou novas atribuições umas às outras. Na Laluna Corp, temos a vantagem de trabalhar com inúmeras plataformas de comunicação on-line – a infraestrutura versátil, a facilidade de uso e os baixos custos nos ajudam a nos comunicar com todos, o tempo todo.

Socializar Virtualmente

Quando todo o escritório da Laluna Corp teve que começar a trabalhar em casa de repente, muitas das interações sociais casuais que estávamos acostumadas ao longo do dia desapareceram de repente. As pessoas esquecem que precisam estar perto de outras pessoas, porque são as pequenas conversas e os intervalos aleatórios do café que mantêm seus dias únicos.

Supere a monotonia, fazendo questão de conversar com seus colegas de trabalho todos os dias, várias vezes ao dia. Pergunte sobre o fim de semana, estenda a mão, elogie, seja legal – pequenas coisas podem ajudar bastante! Meu departamento de RH organiza um almoço eletrônico todos os dias para quem deseja participar e conversar sobre algo diferente que não seja o trabalho ou o COVID-19. É relaxante e dá uma verdadeira sensação de conexão durante o seu intervalo.

Mantenha-se saudável

Coma de maneira inteligente: não é necessário seguir uma dieta – a melhor estratégia é evitar alimentos processados. Carboidratos complexos, frutas, legumes e grãos integrais fornecem alimento importante para o cérebro, à medida que liberam energia lentamente e estabilizam o humor.

Durma bem: o sono é essencial para o nosso corpo reparar células, eliminar toxinas e processar informações. Afeta nosso bem-estar psicológico, concentração e até nossa inteligência emocional.

Movimente-se: os esportes coletivos podem estar fora da agenda, mas você certamente ainda pode se exercitar por conta própria. Certifique-se de mover-se por pelo menos 30 minutos por dia. Muitos instrutores de fitness, ioga, pilates, personal trainers e professores de dança estão oferecendo aulas on-line gratuitamente durante o surto no Youtube.

Lembre-se, estas são apenas sugestões – no final, a melhor política da AMH é realmente o que você sabe que funciona melhor para você. O mais importante é que você se concentre em permanecer seguro, saudável e produtivo durante seu tempo de trabalho totalmente remoto.

by Vinícius Nascimento

Vinícius Nascimento é Diretor de TI da Laluna, com experiência como cientista da computação em empresas do segmento da saúde, telecom e financeiro.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

LALUNACORPEscritório
Coloque sua TI de volta aos trilhos. E então você pode voltar aos negócios!
NOSSOS ESCRITÓRIOSOnde nos encontrar?
https://s3.amazonaws.com/ws-lcorp/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
FALE CONOSCORedes sociais
Acompanhe-nos através das redes sociais! Fique por dentro das novidades do mundo tecnológico.
LALUNACORPEscritório
Coloque sua TI de volta aos trilhos. E então você pode voltar aos negócios!
NOSSOS ESCRITÓRIOSOnde nos encontrar?
https://s3.amazonaws.com/ws-lcorp/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
FALE CONOSCORedes Sociais
Acompanhe-nos através das redes sociais! Fique por dentro das novidades do mundo tecnológico.

Copyright by LalunaCorp. Todos os direitos reservados.

Copyright by LalunaCorp. Todos os direitos reservados.